VOCÊ SABE NEGOCIAR?

V
  1. O que é negociação?

O dicionário de negócios – Business Dictionary – define NEGOCIAÇÃO como sendo “o processo de barganha entre duas ou mais partes em busca de se descobrir um denominador comum e alcançar um acordo sobre um assunto ou questão de interesse mútuo, porém, com perspectivas e pontos de vistas opostos entre as partes.

  1. Você sabe negociar?

Muitas pessoas acreditam que o ato de negociar pertence apenas ao mundo corporativo, jurídico ou da iniciativa privada, em que poderosos profissionais discutem até conseguirem fechar contratos, aumentar um pagamento ou comprarem uma multinacional. Mas a verdade é que a negociação é uma atividade cotidiana da vida de todos que vivem em sociedade.

Quem nunca atrasou um pagamento e precisou negociar sobre os juros de mora? Quem nunca teve um vizinho barulhento e negociou sobre horários para ouvir música? Quem nunca negociou com os próprios filhos o cumprimento de tarefas em troca de recompensas? Quem nunca convenceu um professor a alterar a data de entrega de um trabalho?

Tudo isso é NEGOCIAÇÃO, sabia?

  1. Mas o Estado também negocia?

No âmbito da Administração Pública, os critérios para atuação dos gestores certamente são muito mais rigorosos dos que os praticados em uma empresa privada, por exemplo. Mas ainda assim, pratica-se a negociação sobre prioridades licitatórias, sobre ajustes necessários em contratos de terceirização, sobre prazos para realização de pregões ou outros certames, enfim, seja entre chefias, colegas ou departamentos, a negociação também está presente nos trâmites administrativos da esfera Pública Federal, Estadual, Distrital e Municipal.

  1. A negociação e a solução de conflitos

O profissional que é capaz de se posicionar objetivamente e defender seus argumentos ao ponto de convencer outros a, pelo menos, se comprometerem com um equilíbrio entre o que cada um quer, está mais bem preparado do que os outros.

Estabelecer uma visão de liderança através de uma boa negociação, destaca o desempenho do gestor. Percebe-se, nessa atuação, um talento a mais para o serviço.

  1. Negociação é talento?

Não. A negociação é uma técnica que pode ser aprendida por qualquer um. Se você não tem um histórico acadêmico ou profissional que tenha incluído aprendizados na área de negociações, é essencial recorrer a uma capacitação específica, de forma a garantir que, na busca por valorizar e melhorar sua carreira, você esteja em condições de competir com os demais.

  1. Negociar é uma arte possível de aprender. Comece agora!

O ato de dialogar com firmeza e clareza suficientes para atingir o cenário mais benéfico possível e mais próximo de seus ideias iniciais é realmente uma arte. O Professor Wanderley acumulou durante anos a fio uma didática incomparável no âmbito das técnicas avançadas de negociação e de resolução de conflitos. Sua experiência se traduz em um curso extremamente dinâmico e até divertido, cujo objetivo é fazer com o que o aluno saia de lá com confiança e expertise suficiente para arrasar nas suas próximas negociações.

A Elo Consultoria investe na sua carreira. Por que você não faz o mesmo?

Conheça nossos cursos.

Por Elo Consultoria